quarta-feira, 6 de junho de 2012

Contexto Musical

   Tanto as músicas quanto as danças são permeadas de expressões da língua bantu e por memórias de etnias e guerras africanas e seus personagens. Entre as memórias está a batalha de Massangana, que opuseram portugueses a holandeses pelo controle do tráfico escravo em Angola.
   No decorrer do espetáculo sucedem-se diferentes coreografias e músicas, certas passagens caracterizam-se por uma notável simultaneidade de eventos. Enquanto do lado de Cima - Príncipe, Secretário, Cacique e Fidalgos dançam, fazem coreografias de agradecimentos a São Benedito, do lado de Baixo - Embaixador e Congos dançam, batem espadas, fazem coreografias e entoam cantos de guerra.
(...) “cantemos jardim das flores... Prepara, prepara minha gente boa, temos guerra declarada, guerra contra a coroa...” (...).
   As músicas dessa dança dramática acompanham freqüentemente o sentido dos textos poéticos e buscam descrevê-lo musicalmente. Essa constatação de ordem geral não exclui, evidentemente, a existência de cantos legitimamente afro-brasileiros no seu espírito e estrutura, com peças bem aparentadas à melodia da região caipira do Brasil.
(...) “Tão triste que viemos tão alegres que vortamo
Vai o artoEmbaixadô aos pés do Rei chorando...” (...)
(Canto entoado pelos fidalgos, no momento da prisão do Embaixador)


O vídeo abaixo apresenta uma música típica das congadas : 


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