quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vestimentas

As roupas ou vestimentas dos Congadeiros também fazem parte do repertório da dramaturgia, ou seja, o colorido reforça a beleza da dança. As espadas também ganham destaque, simbolizando o poder.
- Vestimenta azul: utilizada pelos Fidalgos do Rei de Congo (lado de Cima), representando os cristãos.
- Vestimenta Vermelha e branca: utilizada pelos Congos do Embaixador (lado de Baixo), representando os mouros (não batizados).
- Capas: na sua maioria coloridas (floridas), amarrada às costas dos Congadeiros, é utilizada como acessório do soldado do Congo. Geralmente ela é jogada para os lados, e associando-se aos pulos e coreografias com as espadas, resultando no popular “dançar trocado”.
- Chapéu: juntamente com as vestimentas, ganham destaque por serem decorados com penas e miçangas dando um toque a mais no espetáculo.
- Espadas: é uma arma de combate, que após o perdão dado ao Embaixador, torna-se um instrumento de grande destaque nas coreografias. A espada desembainhada simboliza Poder.
- Coração: uma peça curiosa da indumentária dos Congos é o coração, e provavelmente a Congada do Bairro São Francisco é a única do Estado de São Paulo que utiliza este tipo de adereço. Ele tem por tradição ser ornamentado cada um no seu estilo, ou seja, cada congo teu seu coração de sua maneira, ora com miçangas, broches, escapulários, fitas e outros adornos, tornando-se um espetáculo à parte na vestimenta do congadeiro.
- Lenço Branco: utilizado pelos congos do Embaixador no fim da apresentação. Representa a paz firmada entre os povos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário